16 de setembro de 2010

Dicas para comprar pela internet

Ok, esse vai ser um post um pouquinho longo e teórico. Mas tenham paciência!rs

Com o final de ano chegando, o volume de vendas sempre aumenta. E nesse montante, nós temos pessoas que já estão familiarizadas com a internet e a utilizam para compras regularmente e outras que se deparam com as lojas virtuais pela primeira vez e que ficam meio perdidas em como agir.

Eu mesma não tive uma boa experiência na primeira vez. Antes mesmo de montar a minha lojinha, estava a procura de um presente para minha prima e encontrei uma pessoa que fazia exatamente o que eu queria. Entrei em contato com ela, acertamos todos os detalhes, como prazo de entrega e pagamento e pronto! Fiquei toda feliz! Paguei logo no dia seguinte e fiquei aguardando o envio. Como comprei sob o esquema de encomenda, sabia que demoraria pelo menos uma semana para ela me enviar e já havia me precavido - fiz o pedido com mais de 1 mês de antecedência para o prazo que eu precisaria. Mas o problema foi que o tempo foi passando nada da minha encomenda...20 dias depois, e ela sequer havia enviado o pacote. E o que me deixou mais chateada foi que não houve nenhum contato da parte dela para justificar. Percebi que tinha entrado numa furada!
Seguiu-se uma sequência de e-mails da minha parte e respostas cada vez mais malucas: a vó tinha morrido, ela tinha sido atropelada, o correios tinha extraviado o pacote, o carro tinha quebrado. Imaginem só! Eu tinha pago por envio registrado e em nenhum momento recebi o código para rastreamento. Passei a exigir o meu dinheiro de volta, afinal não precisava mais do produto após 2 meses. Descobri que ela tinha várias reclamações pela internet relatando o mesmo tratamento. Finalmente depois de 4 meses consegui reaver o meu dinheiro e finalizar todo esse drama!

Então, como devemos proceder!?

Viu um produto pela internet e gostou?! Perca uns 10 minutinhos e procure saber mais!
Passeie pela loja /site e recolha informações sobre o processo de compra. Isso é fundamental para uma compra segura! Muitas perguntas que recebo já estão respondidas no site da Com Capricho e até mesmo na lojinha. Se alguma dúvida sua ainda não foi  respondida, entre em contato com a loja.



Procure informações de pessoas que já compraram nesse site. Elas podem ser identificadas como "avaliações" ou "feedback". E mais importante, verifique se essas informações estão atualizadas. Algumas marcas podem ter um histórico legal, mas podem estar passando por um período complicado e obter avaliações não tão positivas. Daí vc decide se quer prosseguir ou não.
As avaliação dos clientes Com Capricho vc encontra aqui!

Mantenha-se atualizado durante o processo de compra. O Elo7 por exemplo, que é onde a lojinha da CC está hospedada, adota um sistema de troca de mensagens. Fique atento para agilizar a sua compra. Muitas pessoas fazem um pedido e depois esquecem dele. Isso é ruim para a loja, que fica com os seus produtos foram da loja e também fica chato para vc, afinal vc está assumindo um compromisso né?! Pense nisso!

Recebeu os seus produtinhos, gostou!? Deixe também a sua opinião! Da mesma forma que elas te auxiliaram na sua compra, a sua resposta também pode ajudar outras pessoas.


 
Com a profusão de lojinhas pela internet, as pessoas tem a chance de encontrar muitas coisas legais e diferentes por aí e a relação vendedor/comprador fica mais próxima! E isso é muito bom! Como vendedora, me tornei amiga de muitas pessoas que entraram na minha lojinha ou no site! Mas não podemos nos descuidar com a segurança, afinal é o nosso dinheiro e o nosso tempo que está em jogo!

Espero que as minhas dicas tenham ajudado. Quem tiver mais sugestões que possam complementar esse post é só me escrever!


Beijo grande,





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se à vontade para deixar comentários, elogios, críticas (construtivas, please!) ou sugestões!

Todos os comentários serão respondidos assim que possível!